PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO: Por que devo utilizá-lo?

Quando pensamos estrategicamente para planejarmos o futuro de uma empresa, muitos questionamentos vêm à tona. As incertezas relativas ao macro e ao microambiente, fatores internos e fatores mercadológicos tornam esse processo complexo e dispendioso. Por isso, é comum que os responsáveis internos por tais processos sintam-se perdidos e necessitem de uma assessoria para, além de pensar estrategicamente, formalizar as estratégias a fim de que elas transformem-se em ações. Hoje vamos tratar de uma das ferramentas estratégicas para empresas: O Planejamento Orçamentário.

O que é?

O Planejamento Orçamentário é a tradução da estratégia financeira de uma empresa. Ele evidencia as previsões das entradas e das saídas de recursos previstos para um exercício futuro, como as previsões de faturamento, custos, despesas e de contratação de colaboradores, mapeando as necessidades de recursos em todos os setores empresariais (comercial, produtivo, de marketing, administrativo e financeiro) e gerando uma visão sistêmica da empresa. Dessa forma, essa ferramenta permite administrar a manutenção adequada dos recursos necessários para a atividade empresarial. O Planejamento Orçamentário é composto por diversos itens, como: Planejamento de vendas, projeção de deduções de vendas, orçamento de custos de produção, orçamento de gastos com pessoal, orçamento de despesas operacionais, orçamento de investimentos e demais Indicadores econômicos e financeiros.

Como é elaborado?

Em síntese, a elaboração do Planejamento Orçamentário segue 3 passos: A Elaboração, o Plano Orçamentário e o Mapeamento de Resultados.
A Elaboração é a fase onde são reunidas informações do macro e do microambiente da empresa, identificando as oportunidades e ameaças, dados históricos de desempenho econômico e da posição patrimonial, onde a Contabilidade é essencial para fornecer as informações, e informações de previsões e outros dados do cenário empresarial, cujo fornecimento cabe à Administração da empresa. Já o Plano Orçamentário, trata da planificação dos dados e informações reunidas no primeiro passo, realizando cálculos e estruturando o documento final do planejamento. Por fim, o Mapeamento de Resultados compreende a comunicação das informações do Planejamento Orçamentário, eventuais ajustes e o monitoramento de sua aplicação.

O que a sua empresa ganha com o Planejamento Orçamentário?

Através do Planejamento Orçamentário, podem ser extraídas informações para fundamentar decisões que envolvam investimentos, aumento da rentabilidade e lucratividade, estratégias de crescimento ou de redução empresarial, conhecer as necessidades de capital de giro para cada período, bem como se a sua obtenção é vantajosa através de capital próprio ou de capital de terceiros, necessidade de contratação de pessoal, nível adequado de estoque, entre outros indicadores importantes.
É importante destacar que, para um alinhamento e aumento da assertividade da ferramenta, é necessário acompanhamento constante das previsões calculadas com os valores realizados.

Planejamento Orçamentário na Fluxo Assessoria

A Fluxo Assessoria aconselha: Independentemente da área ou da ferramenta utilizada, Planeje antes de agir. Mesmo que esse conselho pareça banal, ele é importante devido à recorrência de responsáveis empresariais não o fazerem. A estratégia é essencial para que a sua empresa se mantenha competitiva no mercado. Pense que, se você não atua estrategicamente no seu segmento, alguém irá atuar.
Caso você tenha interesse em desenvolver o Planejamento Orçamentário, conte com a Fluxo Assessoria Contábil e Empresarial.

Rua General Gomes Carneiro, nº 436, Sala 21, em Bento Gonçalves, RS.
Caso prefira nos contatar pelo telefone, e-mail ou chat: e-mail fluxocon@fluxocon.com.br, whatsapp 99171-6095 e telefone (54) 26214868.




Opine:

Fluxo Imóveis