Você sabe qual a diferença entre Lucratividade e Rentabilidade?

Um negócio lucrativo pode não ser rentável. Essa afirmação pode causar certa estranheza, mas ela é verdadeira. Existem diferenças entre os conceitos de Lucratividade e Rentabilidade, e conhecê-las é muito importante para você, independente de seu perfil.

A Lucratividade e a Rentabilidade são conceitos que agregam importante valor à visão que temos sobre os negócios. Mesmo sendo conceitos relativamente simples, eles causam confusão até mesmo em empresários e investidores.

Mas afinal, qual a diferença entre os dois?

Lucratividade

Para entendermos a Lucratividade, precisamos, primeiramente, entender o conceito de Lucro. O Lucro, em síntese, pode ser entendido como o resultado positivo da subtração dos custos e despesas sobre as suas vendas. Ou seja, se a empresa possuir uma Receita de vendas superior aos seus custos e despesas em um determinado período, ela terá Lucro. Se não, ela terá Prejuízo.

Já a lucratividade, seria representada em percentual. Ela indica quanto a empresa teve de Lucro sobre a suas vendas. Para calculá-la, basta dividir o lucro pelo total das vendas e multiplicar o resultado por 100.

LUCRATIVIDADE = (LUCRO / VENDAS) x 100

Rentabilidade

A Rentabilidade também utiliza o Lucro como parâmetro para o cálculo. Entretanto, a premissa da Rentabilidade é a de comparação com os Investimentos, e não com as Vendas. Ou seja, ela irá determinar se um investimento está proporcionando retorno.

A Rentabilidade pode ser avaliada de diversas perspectivas. Por exemplo, podemos avaliá-la na visão do investidor ou na visão da empresa. Na visão do investidor, devemos considerar todo o valor investido por ele, seja em bens móveis, bens imóveis ou em dinheiro. Já na visão da empresa, devemos considerar o montante de seus bens e direitos, denominado Ativo.

Independente da perspectiva adotada, a lógica é a mesma. Deveremos comparar o Investimento com o Lucro.

RENTABILIDADE = (LUCRO / INVESTIMENTO) x 100

Qual a importância de conhecer a Lucratividade e a Rentabilidade?

Os conceitos abordados acima podem ser utilizados para diversos fins. Por exemplo, se você irá abrir uma empresa, certamente desejará saber em quanto tempo você terá retorno sobre o investimento feito. Para isso, é imprescindível conhecer a Lucratividade e a Rentabilidade prevista. Ainda, os conceitos podem ser utilizados por empresários em empresas já constituídas ou para investimentos diversos.

Portanto, conhecer e diferenciar a Lucratividade da Rentabilidade é muito importante. Voltando à afirmação inicial - “um negócio lucrativo pode não ser rentável”-, mesmo que a empresa seja lucrativa, devemos observar o tempo que o investimento levará para apresentar um retorno. Se esse tempo for muito alto, o investimento não apresentará uma rentabilidade atraente ao investidor.

Por Douglas Masutti da Fluxo Assessoria Contábil e Empresarial




Opine:

Fluxo Imóveis