De acordo com o boletim Focus do Banco Central em 2015 deverá haver recessão, inflação em mais de 7% e uma taxa de juros básica de 12,75%. As empresas vêm reduzindo seus investimentos e em muitos setores como o automobilÃstico e da construção civil, as demissões ocorreram em grande escala. O segmento de serviços, até então mais estável, produzirá neste ano um menor número de postos de trabalho.
O cenário que se vislumbra é: aumento da inflação, diminuição do poder de barganha dos trabalhadores, queda na renda, diminuição no consumo, diminuição dos postos de trabalho, aumento do desemprego. E como trabalhadores e empresas deverão agir frente a esses desafios?
Para os que estão buscando emprego é importante lembrar que a concorrência pode aumentar, portanto qualquer qualificação adicional pode ser o diferencial na hora de uma contratação.
O candidato deve se preparar para este cenário, manter-se atualizado, procurar formas alternativas de qualificação se não puder fazer investimentos financeiros e, principalmente, ser mais flexÃvel em relação à s suas exigências em relação ao novo emprego.
Os que estão empregados devem analisar o cenário da empresa em que estão, quais as probabilidades de manutenção do emprego e perspectivas de crescimento. Ter uma visão de futuro neste momento é importante, quer seja para investir na carreira dentro da empresa ou para ter um plano B, caso a saÃda da organização seja inevitável.
Procurar feedback com seus superiores, demonstrar interesse pela empresa e por suas atividades, fazer propostas inovadoras que alavanquem os resultados da empresa em perÃodos de crise, estar atento à s oportunidades de colocar seu potencial a serviço da organização, podem ser atitudes que o levem a ser valorizado pela empresa e considerado um elemento importante a ser mantido pelas contribuições que vem fazendo e ainda poderá fazer.
E as empresas neste cenário?
Parece-me que é um momento de se voltar para dentro, ou seja, para investir na melhoria de seus processos e no engajamento de seus talentos, preparando-se para o momento em que a situação volte a ser propÃcia ao crescimento.
Algumas estratégias podem ser adotadas nesse momento:
1 - Rever seus processos internos, a fim de garantir a eficiência dos mesmos envolvendo os colaboradores neste trabalho; fazer mais com menos é o grande desafio!
2 - Concentrar os investimentos em desenvolvimento no fortalecimento das lideranças que poderão apoiar a organização durante o perÃodo da crise.
3 - Promover um ambiente propÃcio à inovação e à geração de ideias em todos os nÃveis da organização.
4 - Demonstrar coerência e transparências nas decisões, neste momento, é muito importante para garantir o nÃvel de confiança dos funcionários e diminuir o impacto no clima.
5 - Utilizar mecanismos de reconhecimento que promovam a valorização dos funcionários: ambiente participativo, atribuição de desafios, feedbacks construtivos, comunicação transparente, proximidade entre lÃderes e equipes.
6 - Oferecer, dentro do possÃvel, oportunidades de desenvolvimento aos funcionários através de ações que possam promover o aperfeiçoamento de competências que poderão ser valiosas tanto neste momento quanto numa época de cenário mais positivo.
O cenário pode não ser favorável, mas as oportunidades existem e depende de cada um e de cada organização fazer frente a esses desafios utilizando seus pontos fortes e aproveitando a sinergia das equipes para alavancarem resultados.
A milenar sabedoria chinesa nos diz que toda crise traz em si uma oportunidade e é nesse momento que devemos ficar atentos e aproveitar as saÃdas que a vida nos mostra. Podemos dizer que o segredo é manter o foco positivo na resolução dos problemas e no aprendizado que com certeza virá com esta experiência.
Fonte: Boletim Semanal RH