a) Registrar todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário;
b) Organizar um sistema de controle adequado à empresa;
c) Demonstrar com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa;
d) Analisar os demonstrativos com a finalidade de apuração dos resultados obtidos;
e) Acompanhar a execução dos planos econômicos da empresa, prevendo os pagamentos a serem realizados, as quantias a serem recebidas de terceiros, e alertando para eventuais problemas.
A contabilidade é indispensável para que todas as categorias de empresários possam saber com precisão a sua lucratividade por segmento de operação e até por produto fabricado ou revendido, além de ter a rentabilidade do capital que ele investiu e a produtividade da mão-de-obra e dos equipamentos que utiliza. A contabilidade possibilita ainda o perfeito conhecimento do montante dos ativos (bens) e dos passivos (obrigações).
Através da análise das Demonstrações Financeiras são obtidos a situação lÃquida patrimonial da empresa nas diversas etapas do negócio e ainda diversos Ãndices de liquidez e de risco de crédito, por isso iremos estudar quais os cuidados e como elaborar informes contábeis que são cada vez mais importantes na completa gestão empresarial.
Fonte: Blog Guia Contábil