Holding Patrimonial

Entenda como ele pode auxiliar sua empresa


O planejamento se torna primordial em qualquer lugar, especialmente em uma empresa. Por isso, em alguns casos, é fundamental buscar por alternativas que reduzam a tributação, e é nesse momento que a holding se torna uma boa opção.
Holding nada mais é que uma empresa criada com o objetivo de administrar os bens (patrimônio) de um grupo de pessoas. Para isso, existem alguns tipos específicos de holdings, portanto, conheça o que melhor se encaixa no perfil do seu empreendimento.

Pura
Seu objetivo é participar do capital de outra sociedade. Portanto, a empresa é apenas uma controladora, o que oferece algumas vantagens, como a alteração de endereço da sede. Porém, inexistem quaisquer benefícios tributários nesse caso, porque são contabilizadas receitas não tributáveis para quitar despesas dedutíveis. O faturamento é derivado de lucros e dividendos das organizações que estão sob seu controle.

Mista
Esse é o modelo mais comum no Brasil e prevê, além do controle, a exploração de atividades empresariais, principalmente prestação de serviços comerciais e civis, com exceção das industriais. Há várias vantagens administrativas e tributárias, que são originárias da possibilidade de gerar receitas tributáveis para o pagamento de despesas dedutíveis.

Patrimonial
Sua denominação também pode ser “administradora de bens”, porque seu papel é antecipar a herança dos herdeiros e do cônjuge. Sua constituição está centralizada no detentor do patrimônio, que transfere para a empresa todos os seus direitos e bens. A partir disso, as cotas são doadas aos herdeiros e podem conter diferentes cláusulas. Por exemplo: de usufruto em prol do doador, de impenhorabilidade, inalienabilidade, reversão, incomunicabilidade, dentre outros. O objetivo é proteger a herança.
Ainda assim, essa companhia pode ser criada com o propósito de simplificar a gestão patrimonial de famílias com vários bens. Nessa situação, o patrimônio dos envolvidos são integralizados ao capital social da organização. Geralmente, essa empresa é designada como uma sociedade empresária limitada. Mas também pode ser sociedade anônima, já que esse modelo possibilita acrescentar pessoas de fora da família no quadro de acionistas.

Holding de controle
O objetivo social desse modelo é deter o controle societário de uma ou mais empresas para assegurar a gestão sobre o próprio negócio. Aqui, a participação de terceiros não oferece interferência. O sócio ou acionista majoritário é privado de qualquer dificuldade de consenso, problemas com regimes de casamento ou parceria.

Participação
Nesse tipo, a participação é minoritária, mas a sociedade permanece devido aos interesses pessoais. A gestão de outras empresas é centralizada, com definição de metas, planos e orientações. No entanto, o mais comum é administrar participações societárias de menor porte, porque o acionista não tem interesse, e essa função é repassada para profissionais qualificados.

Portanto, criar uma holding pode ser uma alternativa bastante viável para proteger seu patrimônio e ainda obter benefícios fiscais e tributários. Por isso, a Fluxo Assessoria Contábil conta com uma equipe especializada para sanar suas dúvidas a respeito deste assunto. Mais informações podem ser obtidas na Fluxo Assessoria Contábil e Empresarial, localizada na rua General Gomes Carneiro, nº 436, sala 21. Demais esclarecimentos pelo telefone (54) 2621-4868, WhatsApp (54) 99171-6095 e/ou (54) 99650.4036, pelo Facebook/ fluxocon ou pelo site: www.fluxocon.com.br.




Opine:

Fluxo Imóveis