Valuation: Entenda o processo de avaliação de empresas

Valuation é um termo de origem inglesa que significa, adaptado ao português, avaliação de empresas. Ao trabalhar com as percepções que ela possui dos investidores e clientes, o valuation envolve o julgamento da posição que ocupa no mercado e a previsão do retorno de investimento nas ações da empresa. Este também é um dos trabalhos desenvolvidos pela Fluxo Assessoria Contábil e Empresarial, que auxilia o empresário a conhecer melhor o perfil de seu negócio.


Ao saber o valor da empresa no mercado, o empreendedor consegue planejar-se para o futuro, identificando as melhores oportunidades para agregar valor ao seu negócio. Por isso, o primeiro conceito fundamental que o empreendedor deve entender sobre o valor de uma empresa é que valuation, antes de qualquer estrutura financeira, é uma percepção de mercado. Isso significa que não há exatidão no cálculo, pois essas percepções podem ser diferentes, dependendo da empresa e do ramo de atividade de cada setor.


A prática de avaliar o seu negócio de tempos em tempos é muito importante, até mesmo se você ainda não tem uma intenção de venda. Fazer esse exercício de puxar dados históricos, elaborar projeções para o futuro e ter claro os custos de cada área da sua empresa é sempre uma ação positiva, por lhe dar um panorama objetivo do que você tem hoje e novas perspectivas sobre o amanhã.


Uma empresa pode ser avaliada em diversas ocasiões e por diferentes motivos: para fins contábeis, depois da realização de uma transação ou aquisição, além de processos judiciais, por exemplo, nos quais os bens precisam ser divididos. Os responsáveis pela valuation analisam os vários componentes da empresa em questão e estimam o valor monetário dos seus ativos intangíveis, a exemplo da própria marca, do relacionamento com o cliente ou da tecnologia da empresa.


Para avaliar uma empresa existem diversos métodos disponíveis. Alguns dos mais usados pelos analistas são: Fluxo de Caixa Descontado (FCD) ou Discounted Cash Flow (DCF); Múltiplos de Mercado; Valuation Contábil.


Fluxo de Caixa Descontado (FCD) – traz a valor presente a capacidade da empresa de gerar riquezas no futuro.
Múltiplos de Mercado – análise comparativa do desempenho econômico-financeiro de empresas com características similares do mercado;
Valor patrimonial – tem como base a avaliação do patrimônio líquido.


Os benefícios desta avaliação, seja qual for o método, são inúmeros, porém, podemos elencar alguns deles, tais como a identificação das propriedades que o valorizam; o entendimento dos aspectos que o fazem valer menos; além de que possibilita levantar as falhas, entender o comportamento da empresa frente seus concorrentes, analisar diferentes cenários e o risco do investimento. E pode, além disso, evidenciar uma necessidade de capital, o que pode ajudar durante a tomada de decisões de um gestor.


Utilizar técnicas de valuation é imprescindível para todo investidor que deseja ter sucesso no mercado no longo prazo. A ferramenta é fundamental para que o investidor possa reconhecer as oportunidades que o mercado de capitais oferece e também evitar empresas que estejam muito caras ou com risco mais elevado. Podemos dizer, portanto, que o valuation é uma ferramenta que serve para que o investidor conheça o valor real de uma empresa ou de um ativo.


Para saber mais, visite a Fluxo na rua General Gomes Carneiro, número 436, Sala 21, Centro, ou contate seus
profissionais pelo telefone (54) 2621-4868, Whatsapp (54) 99171-6095.




Opine:

Fluxo Imóveis